242968543_1424574061259812_6048446020466240684_n

A ressonância magnética é um dos métodos mais precisos de diagnóstico por imagem. O equipamento permite uma análise de quase tudo o que compõe o corpo humano. Mas como se trata de um equipamento complicado, muitos mitos surgiram ao redor dele.

 

- A exposição ao campo magnético é prejudicial à saúde?

 

❌Mito. No exame, o paciente permanece deitado em uma mesa rodeada por magneto, uma espécie de imã gigantesco, que submete o corpo a um campo magnético. A partir de 7 Tesla (medida de indução eletromagnética,) o corpo pode sofrer efeitos colaterais, porém, os equipamentos de ressonância magnética vão, geralmente, de 1,5 Tesla a 3 Tesla, uma medida suportável pelo corpo humano;

 

- Pessoas com claustrofobia não podem realizar o exame

 

❌Mito. Se o paciente for claustrofóbico, é recomendável realizar o exame sob sedação ou, quando há a possibilidade, em equipamentos que são mais versáteis que os comuns, com diâmetro maior ou completamente abertos;

 

- Durante o exame, ouvimos um barulho muito alto

 

✔Sim. Ouvir barulhos durante o exame é normal, por isso o paciente recebe protetores auriculares. O barulho é criado pelo aumento da corrente elétrica nos fios dos magnetos gradientes que estão enfrentando a resistência do campo magnético principal.

Agora que você conhece mais sobre o assunto, já sabe que na Unimagem terá acesso aos equipamentos mais modernos do mercado!


#unimagem#ressonância#magnética#mitos